Postagens populares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Refletindo no coletivo

Refletindo no coletivo
Papel das tecnologias integradas ao currículo

Trabalhar educação, conhecimento, saber, no mundo moderno, exige do educador uma postura mais presente e envolvida, pois esses conhecimentos estão cada vez mais próximos, através das mídias. O professor necessita de habilidades especiais, para orientar de maneira correta e por tanto requer que tenha maiores competências que outrora, quando trabalhava apenas o quadro de giz e era ¨senhor do saber¨.
Hoje precisamos, como educador, repensar nossas práticas, para então compreender as mudanças que a tecnologia apresenta.

“Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender” (Confúcio)


Diante de toda essa transformação fico muito feliz, pois percebo que há uma dinâmica muito interessante, podemos conhecer o habitat de uma fera sem necessariamente correr os riscos do contato com a mesma, registrar um fato e enviá-lo para onde desejar em tempo real, transportar os alunos para uma atmosfera de conhecimento que jamais conseguiríamos usando apenas lápis, papel,livro e quadro de giz.

“...educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem – por isto sabem algo e podem assim chegar a saber mais – em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais” (Paulo Freire)*

Claudionor Pedro do Carmo

Um comentário: