Postagens populares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Refletindo no coletivo

Refletindo no coletivo
Papel das tecnologias integradas ao currículo

Trabalhar educação, conhecimento, saber, no mundo moderno, exige do educador uma postura mais presente e envolvida, pois esses conhecimentos estão cada vez mais próximos, através das mídias. O professor necessita de habilidades especiais, para orientar de maneira correta e por tanto requer que tenha maiores competências que outrora, quando trabalhava apenas o quadro de giz e era ¨senhor do saber¨.
Hoje precisamos, como educador, repensar nossas práticas, para então compreender as mudanças que a tecnologia apresenta.

“Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender” (Confúcio)


Diante de toda essa transformação fico muito feliz, pois percebo que há uma dinâmica muito interessante, podemos conhecer o habitat de uma fera sem necessariamente correr os riscos do contato com a mesma, registrar um fato e enviá-lo para onde desejar em tempo real, transportar os alunos para uma atmosfera de conhecimento que jamais conseguiríamos usando apenas lápis, papel,livro e quadro de giz.

“...educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem – por isto sabem algo e podem assim chegar a saber mais – em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais” (Paulo Freire)*

Claudionor Pedro do Carmo
Elaboração de Projetos AlagoasTutora: Riva AlécioCursista: Claudionor Pedro do Carmo


Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.


Projeto: Perigo na rede

Espionagem, pedofilia, roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem encontrar na Web.

Proposta

Criar um espaço semanal para debates sobre o assunto

Livro eletrônico

Após o trabalho, divulgar no ambiente da escola e disponibilizar um BLOG da equipe com todas as recomendações pesquisada pelos próprios alunos

Pedir para os alunos envolvidos, montarem pequenos projetos, para que sejam feitos constantemente eventos dessa natureza na escola e comunidade, visto que a cada dia surge algo novo

Avaliação contínua durante todo o processo

Reflexão sobre a aprendizagem

reflexão sobre a aprendizagem

Tenho certeza que trabalhar por projeto, levando em consideração currículo é de extrema importância, como também, perceber que o currículo pode e deve está atrelado as realidades do aluno, por isso a necessidade desse trabalho, pois podemos sempre que necessário modificar e melhorar, acrescentando e retirando para o verdadeiro aperfeiçoamento da aprendizagem. Faço uma observação quanto a construção dos novos currículos, para não esquecer o que o professor Antonio Flávio comentou, “De uma certa maneira o currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo?” Por isso integrar as tecnologias ao currículo é de extrema importância, para que possamos levar esses alunos aos mais variados campos do conhecimento, sem que ele tenha que se expor aos meios físicos, e assim consolidar seus saberes de forma mais segura.


Claudionor

Você educador está pronto para a cultura digital?

Você educador está pronto para a cultura digital?

Realmente chegamos a etapa de nossas vidas, onde não podemos está desagregados dos rumos que a humanidade está traçando, os avanços na área tecnológica leva consigo todos os anseios de conhecer cada vez mais, e nós professores temos um papel crucial nessa jornada, pois na escola seremos mediador desses saberes, que nos chegam tão rápido e de várias maneiras, como orientar? E como guiar? Alunos que já detém um certo saber, adquiridos nas mídias que entram em contato no dia-dia, fora da escola.
A professora Lea Fagundes, em sua entrevista a revista escola, faz um comentário que é de uma riqueza imensa.

“O caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo. Sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes”.

A maravilha desse pensamento transcende toda e qualquer idéia primitiva de currículo, e nos conduz a uma associação com o trabalho por projeto, e a necessidade do professor não parar. Aí, esbarramos nas burocracias administrativas da escola, que não vou aqui entrar em detalhes.


Claudionor

Perigo na REDE

TÍTULO DO PROJETO (TEMA) Perigo na rede
Disciplina(s) Matemática
Turma/classe Primeiro ano ensino médio
Duração prevista para o projeto Quatro horas

Objetivos: Mostrar para todos, que é possível navegarem na internet de forma segura, sem se expor, correndo os riscos existentes na rede.
Atitudes: Espera-se dos participantes uma mudança de comportamento ao manusearem a rede mundial de computadores, levando todo conhecimento a comunidade escolar e a própria família.
Resultados: Apresentação feita no pátio da escola, divulgação em blog apropriado, e nas mídias disponíveis.

Claudionor

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

O computador e a internet são sem dúvidas elementos importantes na construção de novos conhecimentos, por isso devemos ter cuidado no momento do uso para que não fique solto, perdido no espaço, desta forma faz-se necessário adotar critérios a serem seguidos, para que os trabalhos sejam direcionados, rumo aos objetivos traçados, em busca de levar o conhecimento sem perder de vista o tema abordado de acordo com o currículo pré-estabelecido. Pois não podemos e nem devemos perder de vista valores outrora adquiridos pela humanidade.



Claudionor

A eficiência do trabalho por projeto

O trabalho por projeto é eficiente, leva o conhecimento de forma esclarecedora e prática, em contrapartida gera muito trabalho e muitas dificuldades, como por exemplo:

A organização dos temas a serem trabalhados
O espaço para os trabalhos
Os horários que muitas vezes não coincidem com os das aulas e quando coincidem não dar.
Os materiais para realização de alguns trabalhos.
A violência quando necessitamos ir as ruas para algun tipo de pesquisa.
A própria violência dentro da escola.
Como superar esses problemas


Claudionor